Jesus é a propiciação pelos nossos pecados

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 15/08/2025

Versículo base: Romanos 3:22-26

 

Cristo é a razão de estarmos aqui. Mas por que Ele veio? Veio para fazer a propiciação pelos nossos pecados (Romanos 3:22-26). Porém, há muitas dúvidas que surgem na mente de alguns cristãos, entre elas o questionamento acerca da fé para a salvação: “basta ter fé para ser salvo?”

João, antecipando que surgiriam dúvidas, escreveu sobre isso e deixou em suas cartas provas que identificam um cristão: 

  1. Prova doutrinária: a fé em Cristo como base essencial na vida do cristão - ninguém pode ser salvo senão acreditar que Ele veio como Deus e como homem.
  2. Prova social: amor ao próximo. Quem não ama, jamais viu a Deus, porque Deus é amor. Permanece na morte; não recebe a salvação. Quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
  3. Prova moral: a obediência. O que cremos precisa desembocar naquilo que fazemos. Não pode haver um abismo entre a teologia e a ética; entre a fé que praticamos e as decisões que tomamos; entre o que falamos e o que fazemos. O que a palavra diz é inegociável.

A missão de Jesus é ser propiciação pelos nossos pecados, oferecendo a salvação para quem a desejar. Propiciação significa apaziguar, conciliar; colocar-se no lugar de alguém. Jesus fez isso por nós: colocou-se em nosso lugar e a ira divina foi suportada por Ele e, com isso, nos deu uma carta de alforria e nos libertou.

Jesus não diz que o homem é santo, perfeito ou inocente; Ele veio para destacar a nossa culpa. Ele não veio salvar os que se julgam bons, mas os quebrantados. Jesus veio para salvar os pecadores e não aqueles que aplaudem suas próprias virtudes. Ser parecido com Jesus é ser manso e humilde de coração.

Somos salvos pela fé, não pelas obras. As obras são importantes, mas não são elas que salvam. Não seremos recebidos no céu pelas obras que fazemos, mas pela obra que Deus fez por nós em Cristo.

Somente aqueles que reconhecem humildemente seus pecados poderão ter Jesus como advogado. O pecado escraviza, é uma prisão. Portanto, somente aqueles que se reconhecem pecadores e se arrependem serão absolvidos no Tribunal de Deus.

Jesus é um advogado que não cobra honorários; defende a nossa causa gratuitamente. Ele custou muito para Deus e pagou alto preço; Ele morreu a nossa morte. Mas não foi a cruz que produziu o amor de Deus, foi o amor de Deus que produziu a cruz.

 

A única maneira de entrar nos portais da vida eterna é crendo que Jesus é o propiciador de nossa salvação.

Compartilhe em suas redes sociais