Como tomar decisões com sabedoria

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 27/09/2025

Versículo base: Gênesis 13:10

 

Muitas vezes consultamos o Senhor a respeito da nossa saúde física, emocional ou de temas que consideramos importantes. Mas, quando precisamos tomar decisões que, à primeira vista, parecem pouco relevantes, não nos preocupamos em consultá-Lo.

Todos os dias precisamos fazer escolhas e, às vezes, a pressa da vida nos impede de escolher corretamente. Quanto maiores as nossas responsabilidades, maiores serão as consequências das nossas decisões. 

As decisões de Ló e suas consequências foram severas contra ele. Deixou-se levar pelas aparências da terra, agiu com egoísmo e pensou apenas em si, sem honrar o próprio tio. Faltaram honra e sabedoria na vida de Ló.

Deus nos diz, em Sua Palavra, que na multidão de conselhos há sabedoria (Provérbios 15:22). Portanto, devemos refletir se temos cumprido esse direcionamento. Muitas vezes tomamos decisões precipitadas porque não consultamos pessoas sábias e que se importam conosco, seguindo apenas o nosso próprio desejo.

Quais princípios podem nos guiar a tomar decisões realmente sábias?

  • Não tomar decisões precipitadas (1 Samuel 16:6-7 e Provérbios 14:29).
  • Não se apoiar em seu próprio entendimento (Provérbios 3:5-8).
  • Não temer aos homens mais do que a Deus. O temor do Senhor precisa estar acima (Provérbios 29:25-26).
  • Buscarmos conselhos de pessoas sábias e não deixarmos o orgulho nos dominar (Provérbios 16:18; Provérbios 12:15 e Provérbios 19:20)
  • Temer e consultar o Espírito Santo (João 14:16; João 14:26 e Salmos 111:10)

Precisamos consultar, respeitar e obedecer a Palavra de Deus. Assim não corremos o risco de tomar decisões erradas. Deus precisa ser consultado em todas as nossas escolhas, independentemente quais sejam.

O Espírito Santo precisa ser autorizado por nós para entrar em nosso coração, pois Ele é um cavalheiro que nos respeita. Ele é especialista em quebrar convicções. Quando tememos ao Senhor, ouvimos a voz do Espírito.

O que devemos fazer quando caímos por causa de decisões erradas?

  • Arrependimento (Apocalipse 2:5)
  • Obediência (Salmos 119:143)
  • Entrega sem reservas (Lucas 19:8-10)
  • Permanência (Filipenses 1:6)

Por mais vigilantes que sejamos em nossa casa ou nos ambientes que frequentamos, não estamos imunes a erros. Contudo, sempre há a chance de recomeçar. Precisamos ter sabedoria para tomarmos as nossas decisões. 

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”, Pablo Neruda. 

Compartilhe em suas redes sociais