Ser leão e cordeiro: a busca da transformação

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 12/10/2025

Versículo base: 2 Coríntios 3:18

A nossa conversão quebra a cortina de cegueira espiritual; com ela, escamas são tiradas dos nossos olhos. Precisamos buscar abrir nossos corações para que o Espírito Santo insira em nós as caraterísticas de Jesus. 

Caminhamos de glória em glória, de luta em luta, para que o Espírito Santo realize essa transformação em nossas vidas, não como um peso ou fardo, mas como uma resposta à nossa decisão de nos rendermos; um alívio, uma expressão da misericórdia do Senhor. 

A busca do crente deve ser conhecer como Jesus andou, para que, diante das decisões, possamos escolher como Ele escolheria. Não se trata de um legalismo, que não faz parte da Palavra, mas de um esvaziamento de nós mesmos. Um homem valente é aquele que consegue vencer a si mesmo. O processo é simples: obedecer.

O processo de santificação, propósito de Deus para a vida de Seus filhos, é buscar a semelhança de Cristo em nossas decisões e em nossa personalidade. O caráter pode ser alterado: é possível sermos moldados para buscarmos a semelhança do nosso Messias. 

Há ao menos duas características de Jesus que precisamos buscar para transformar as nossas vidas, um desafios para todos, não apenas para homens: Jesus é o leão e o cordeiro. 

O leão é a valentia dos que não têm medo de pregar o Evangelho e a realeza e a autoridade que Jesus nos concede. O leão simboliza Cristo vitorioso que representa a morte e a verdadeira graça que Ele trouxe para nós. Como um leão, o cristão valente não foge da luta. 

Ser cordeiro é oferecer-se como sacrifício vivo ao Senhor; entregar a Ele nossas vidas, confiar tudo a Ele. É um processo de rendição: “eu me rendo, seja feita a sua vontade”. Ser cordeiro é viver uma vida marcada por humildade, mansidão, inocência e submissão à vontade de Deus.

Um dos maiores problemas que enfrentamos é a escravidão de viver sob a avaliação dos outros. No entanto, o que Deus pensa de nós é muito mais importante do que os outros pensam a nosso respeito. Precisamos ser livres para sermos como Deus quer!

Onde Jesus entra, tudo é restaurado. Porém, antes disso, sempre haverá resistência. Estamos em um processo contínuo de transformação para, cada vez mais, sermos parecidos como Jesus. Nem tudo o que eu enfrento pode ser mudado, mas nada pode ser mudado até que eu enfrente.

Somos convidados todos os dias a abrir o coração para a graça e para a misericórdia; a abrir a mente para a alegria, e não para a tristeza, para que o Espírito Santo derrame sobre nós a força de um leão e a característica de um cordeiro que obedece para termos as mudanças que precisamos em nossas vidas.

 

Você tem sido um cordeiro e um leão diante das adversidades da vida?

Compartilhe em suas redes sociais