Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 09/11/2025
Versículo base: Filipenses 2:12-13
Todos nós precisamos conhecer a bondade de Deus para que possamos desenvolver a nossa salvação. O apóstolo Paulo nos ensina isso: é necessário desenvolver a salvação.
A salvação não é uma conquista do homem, mas um presente de Deus. E precisamos quebrar alguns conceitos a respeito do que acreditamos ser a salvação. A salvação é graça, não um prêmio por nossas obras.
Em Filipenses 2:12, Paulo afirma que a salvação é por direito de conquista, ela foi dada por Deus. A nossa salvação foi comprada por meio do sangue de Cristo. Em Romanos 8:1, Ele nos diz que, verdadeiramente, a salvação nos pertence. Ela nos foi dada para sempre. Uma vez filho de Deus, para sempre filho de Deus.
Duas mentiras que precisamos anular para desenvolver a salvação é que a salvação é o resultado do esforço humano e de que o homem tem uma parceria com Deus. Ninguém pode desenvolver a própria salvação a menos que Deus coloque a Sua mão. Isso é graça. Porém, a graça de Deus nos convida a sermos constantemente ativos, não passivos. Precisamos trabalhar.
Nós somos cooperadores de Deus. O trabalho de Deus começa com a nossa vontade. A vontade precede a ação. Porém, quem age em nós é o Espírito Santo. Desenvolver a salvação é trabalhar até a consumação dos nossos dias. O propósito que Deus deseja que alcancemos é a semelhança de Cristo. Nós não cultivamos a salvação para possuí-la, mas porque já a possuímos.
Como saber qual é a vontade de Deus para a nossa vida? Se não pararmos para ouvi-Lo e não cultivarmos um relacionamento com Ele, jamais saberemos. Devemos parar, olhar e ouvir. Quando desenvolvemos a salvação, descobrimos a vontade de Deus.
Não tem como ter intimidade com Deus, sem render-se aos Seus pés. Aqueles que mais possuem intimidade com Deus são aqueles que se rendem e se entregam completamente a Ele.
Quando passamos por lutas, desafios, guerras… Precisamos entender aquilo que Deus quer nos ensinar. Ele nos ama incondicionalmente, por isso, às vezes, nos permite passar por isso.
O que devemos fazer para amadurecer a nossa fé e cultivarmos a intimidade com Deus:
1 - Ler as escrituras. Deus instituiu a Sua Palavra para que possamos ser livres. Quanto mais conhecermos a Palavra, mais conheceremos a Sua vontade (Salmos 119:130 e Salmos 119:105).
2 - Olhar ao redor. Olhar para as circunstâncias. Olhar para dentro de si. Precisamos ter um olhar intencional, pois Deus fala conosco de diversas maneiras. Não há como ter temor e tremor se não mergulharmos na Palavra de Deus (Filipenses 2:13).
3 - Ouvir o conselho de pessoas qualificadas (Provérbios 27:17).
O Senhor usa as circunstâncias ao nosso redor e espera que possamos interpretá-las. Só conseguimos isso de acordo com o nível de intimidade que temos com Ele.
Deus trabalha em nós de acordo com a Sua vontade. Cooperar com a direção d'Ele traz paz, sabedoria e a certeza de caminhar de acordo com o Seu plano perfeito.
A vontade de Deus nunca nos levará aonde a graça de d'Ele não possa nos sustentar. Deus nos dará desafios, mas nos capacitará para enfrentá-los. Ele irá transformar o caminho em que andamos, dia após dia, através de Sua Palavra.
O desejo de Deus é este: Que façamos a nossa parte em conhecer a Sua vontade, visando desenvolver a nossa salvação e sermos mais parecidos com Jesus.