Evidências de uma pessoa que tem o Espírito Santo

Pastor Ademir Miliavaca
Publicado em 21/12/2021

Alguns de nós não se deram conta do poder do Espírito Santo em nossa vida, do tamanho do seu mover e da transformação que Ele produz. E nós crentes usamos muito pouco dessa dádiva e promessa de Deus, a qual precisa ser exercida na fé.
 
O cristianismo é um processo de fé, a qual ampara todo o ensinamento e princípios da Bíblia. É pela fé que essa Igreja está aberta, é pela fé que nós andamos juntos no evangelho; mas quando a gente fala de ser cheio do Espírito Santo, de desfrutar da graça, da alegria de ser cristão, a gente esbarra no processo naturalista, na sentença do mundo, ou seja, a gente realmente precisa entender que é por fé que precisamos no mover e que o Espírito Santo está a nossa disposição.
 
O Espírito Santo derrama sobre nós na medida da nossa vontade, desejo e intensa busca. Ele é elegante para com cada um de nós, então exala o perfume da glória dEle sobre nossas vidas, nos instruindo como nosso mestre, intercessor, ajudador, consolador, na medida em que nós buscamos e permitimos que Ele semeie em nosso coração. 
 
Como age o crente cheio do Espírito Santo? Quais as atitudes e características que ele tem?
 
As vezes queremos saber como tudo isso funciona e é surpreendente como o Espírito Santo age em nosso vida. Algumas pessoas têm dúvidas sobre isso, se o Espírito Santo está em nós, se está batalhando conosco, se Ele está realmente sendo o responsável.
 
Em Romanos 14:17, ensina que o reino de Deus é de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Para ter isso, nós precisamos ter comunhão com Deus, permitir a habitação do Espírito Santo e ser cheios dEle para uma vida de plenitude.  Nem todos que tem o Espírito Santo estão cheio dEle, entretanto, nós queremos ser cheios do Espírito.
 
》Uma coisa é ser habitado pelo Espírito Santo, outra é ser cheio dele.
》Uma coisa é ser tabernáculo do Espírito Santo,  outra é ter atitude, maturidade de uma pessoa que tem o Espírito Santo.
》Uma coisa é ter o Espírito residente, ou seja, que vem morar dentro nós, outra coisa é ter o Espírito Santo como presidente.
 
Uma coisa é permitir ser governado pelo Espírito Santo, ou seja, quando vamos tomar uma decisão, uma escolha, quando abrirmos a nossa boca iremos lembrar que o Espírito Santo está aqui conosco.
 
Evidências de uma pessoa que tem o Espírito Santo:
 
  1. Ter a vida governada pelo Espírito Santo (Ef 5:18)
 
Não podemos nos encher com as coisas do mundo, com as redes sociais, com a maledicência, com a fofoca... independente do que seja, não podemos deixar que todas essas coisas ocupem o lugar do Espírito Santo, temos que deixar nossas razões de lado e seguir a Palavra, o Evangelho, seguir Jesus Cristo, precisamos ser cheios do Espírito Santo para estar sob o poder e a influência dEle.
 
》quem está cheio do Espírito Santo não pode estar cheio de outra coisa.
》quem é dominado pelo pecado, não pode estar dominado pelo Espírito Santo.
 
É importante saber que não há convivência entre o Espírito e o pecado. Quem convive no pecado, no desejo da própria carne, não consegue viver a plenitude de uma vida com o Espírito Santo.
 
》 O QUE VAI OCORRE CONOSCO É SOBRENATURAL.
E é por isso que Jesus morreu na cruz.
 
  1. Uma pessoa cheia do Espírito Santo tem espontaneidade no louvor (Sl 100:4)
 
Uma pessoa cheia do Espírito Santo está sempre dando graças, está sempre com o coração cheio de gratidão, sempre se deleitando em Sua presença.
 
A pessoa que está cheia do Espírito Santo está sempre entendendo a graça e entende que tem mais do que merece, ou seja, adoração e gratidão são evidências da plenitude do Espírito Santo.
 
》O coração não pode estar cheio de murmuração, cheio de ingratidão.
 
Todo desafio que Deus coloca em nossas vidas é para nos construir, nos conduzir e o Espírito Santo dentro de nós muda nosso caráter, que nos leva a ser semelhantes a Cristo.
 
Quanto mais estamos sendo desafiados, mais temos que aumentar  o nível de adoração porque Satanás não habita no meio dos louvores.
 
  1. Quem tem o Espírito Santo não vive mais na prática do pecado (Ef 4:30)
 
Quando a gente se sujeita à Deus, não há lugar para a prática do pecado, não há lugar para viver os erros do passado. Para não viver entristecendo o Espírito Santo, precisamos viver a nova vida que Ele nos concede.
 
O pecado irá entristecer o Espírito Santo porque um dia dissemos: "Ah, Espírito Santo, vem morar em mim" e nesse dia ganhamos a graça, ganhamos a salvação eterna, porém, podemos jogar fora tudo isso com nossas atitudes.
 
Não podemos nos deixar contaminar com as coisas do mundo, pois nos envolveremos em seus atos pecaminosos, fazendo com que nos corrompemos, tendo a ilusão que podemos desfrutar da carne a vontade, mas sabemos que não é pra isso que fomos chamados.
 
"Eu preciso, eu quero ser luz e sal da terra, inspirando outras pessoas a amarem a Jesus como eu"
 
  1. Tem a habitação do Espírito Santo. (1jo 3:9)
 
》Quem é nascido de Deus tem uma nova vida.
 
Uma pessoa que nasceu de novo em DEUS não repete a velha vida, não se deixa contaminar a viver em uma vida separada a do Espírito Santo.
 
O espírito Santo convencerá a mim do pecado, do juízo e da justiça (Jo 16:8). Toda vez que vamos a uma direção errada, o próprio Espírito Santo irá nos alertar e nos conduzir ao caminho certo e reto.
 
O crescimento do Cristão é ter que reconhecer os seus erros, ter um arrependimento verdadeiro, confessar e abandonar as práticas do pecado, esses são os passos principais de como ter Espírito Santo de Deus.
 
》 Para dar o Espírito Santo, Deus quer retirar toda a sujeira do pecado.
 
"O espírito santo quer me fazer novo, tirando
de mim tudo o que entristece de coração dEle." 
 
  1. Estuda e prática a Sua Palavra de forma Natural. (Jo 14:26)
 
Se nós o amamos, guardarmos seus mandamentos, que é a prova do nosso amor.  Ou seja, o Espírito Santo é quem nos lembra dos pecados, nos instruindo e nos lapidando dia após dia.
 
Uma pessoa cheia do Espírito Santo se interessa em estudar, guardar e praticar a palavra, por isso passa a fazer parte da sua natureza.
 
"Espírito Santo é um professor"
 
  1. Tem os frutos do Espírito. (gl 5:22-23)
 
O Espírito Santo é responsável por nos dar esses frutos, e cabe a nós preparar o terreno para que esses frutos cresçam.
 
Quais as característicasdos frutos do Espírito? Por que Paulo fala em Gálatas, "o fruto do Espírito" ao invés de "os frutos do Espírito"? Porque é como se fosse uma tangerina ou uma bergamota, são gomos, um depende do outro, crescem todos juntos. E nós cresceremos juntos porque fomos chamados para ir a eternidade com Deus.
 
  • Fruto do AMOR. O que seria Amor?
É ter compaixão, misericórdia, perdão, dispor seu tempo e disposição a outro sem pensar em si próprio.
 
Amor é o contrário da raiva, da ira, da falta de perdão, da falta de compaixão, inimizade, disputa, comentários negativos dos outros, fofoca, falta de misericórdia, empatia...
 
  • Fruto da ALEGRIA. O que seria a Alegria?
É abandonar a tristeza, a amargura, ódio, rancor, o sentimento de abandono, frustração, especialmente a falta de fé.
 
  • Fruto da Paz. O que seria a Paz?
É  abandonar as contendas das palavras, comentários sobre os  outros que incitam a raiva, as fofocas, irar-se com facilidade, palavras grosseiras, não ser conciliador...
 
  • Fruto da PACIÊNCIA. O que seria a Paciência?
Abandonar a gritaria, crítica, sentimento premeditato da pressa, da perturbação, a revolta...
Como as outras coisas, a paciência precisa ser exercitada.
 
  • Fruto  da BENIGNIDADE. O que seria a Benignidade?
É colocar a mão no bolso e ajudar quem está com fome, ter misericórdia das pessoas, abandonar a avareza, a vingança, o desejar mal dos outros, a grosseria, a certeza absoluta que você tem...
 
  • Fruto da BONDADE. O que seria a Bondade?
Abandonar a falta de compaixão, a ruindade...
 
  • Fruto da FIDELIDADE. O que seria a Fidelidade?
É abandonar a raiva contra Deus, a falta da fé..
 
"Eu sou filho, sou testemunho vivo da fé constante e fiel a Ele."
 
  • Fruto da MANSIDÃO.  O que seria a Mansidão?
Abandonar a falta de paciência, o posto de uma briga, o estresse imediato...
 
  • Fruto do DOMÍNIO PRÓPRIO. O que seria o Domínio Próprio?
Abandonar as explosões emocionais, o pavil curto, abandonar vícios, controlar a própria língua...
 
Só a presença do Espírito Santo pode nos completar.
Se vivemos pelo Espírito, andamos também no Espírito.
 
》Quais dessas evidências você está precisando construir?
》Quais frutos você precisa trabalhar?
》O que você precisa entregar ao Espírito Santo?
Compartilhe em suas redes sociais