Versículo-chave: I Pedro 3:8-12
A maturidade mede a nossa preparação para andarmos como peregrinos nessa Terra enfrentando dissabores, lutas e vitórias. Ela é o termômetro que mede o nosso real crescimento espiritual.
Maturidade não é sobre idade, mas sobre o quanto você permanece em obediência a Deus inclusive nos tempos difíceis. Quanto mais maduro, mais obediente. Se trata de um processo de crescimento do caráter e de um controle da personalidade (caráter se muda, personalidade se controla).
Então como sabemos se estamos crescendo? Quando conseguimos olhar para nós mesmos e enxergamos nosso erro e necessidade de correção.
O texto chave nos oferece uma listagem para checarmos nosso nível de maturidade para enfrentar o que Deus tem pra nós. Isso nos ajudará a checar como está nosso desempenho na peregrinação da terra para o céu.
1. "Tenham todos o mesmo modo de pensar"
Jesus nos atrai para sermos igreja e estamos juntos com o corpo, no mesmo pensamento (Romanos 12:4-5; 15). Se pergunte: eu tenho sido corpo?
Ser igreja fala de unidade, de não se deter em picuinhas. Deus nos dá oportunidade para servir em unidade.
2. "Sejam compassivos"
Tenham compaixão, sejam compreensivos, tenham resiliência, paciência diante das provocações (Romanos 12:19-20).
Nós sempre temos razões para guardar mágoas, mas essas precisam ficar fora da porta; dentro da porta precisa ficar o amor.
3. "Amem-se fraternalmente"
Faça o bem sem olhar a quem, fazer ao próximo aquilo que você gostaria que lhe fizessem (I João 2:10-11).
Graça é tratar o outro como você gostaria de ser tratado.
4. "Sejam misericordiosos"
Romanos
Sabe qual a diferença entre compaixão e misericórdia? Compaixão é ser tocado pela situação da outra pessoa, porém, a misericórdia pratica um ato para ajudar a pessoa a sair desse lugar. Conceder misericórdia a alguém é perdoá-lo pelo simples ato da bondade, não existe mérito - é perdoar porque foi assim que Deus nos perdoou.
Ser misericordioso envolve se doar, sem esperar nada em troca (Lucas 6:36-38)
5. "Sejam humildes e dóceis"
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade. Essa é uma característica das pessoas que sabem assumir suas responsabilidades sem arrogância e sem prepotência.
A humildade é um sentimento de extrema importância porque faz a pessoa reconhecer seus erros e seus limites.
6. "Não retribuam o mal com o mal"
Quando retribuimos o mal com o mal, damos lugar ao diabo (Romanos 12:17).
7. "Bendiga-o! (...) Refreie sua língua de falar maldades"
Cada palavra que sai de nossa boca é uma semente. Toda palavra que lançamos, nós colhemos. Precisamos abençoar!
Com a língua nós bendizemos o Senhor e com a mesma língua amaldiçoamos homens e somos amaldiçoados.
8. "Afaste-se do mal e faça o bem"
Deus está sempre atento ao que fazemos. Não deixe de semear o bem na vida das pessoas... as vezes, semearemos na vida de um patrão e colheremos por meio da vida de outro lá na frente; contudo, é certo que receberemos a benção ao fazer a vontade.
9. "Busque a paz com perseverança"
Quem usa a guerra, recebe guerra... quem usa a paz, recebe paz. Pedro nos ensina que, como cristãos, precisamos entender esse propósito de Deus.
Muitas vezes, o que queremos ouvir, não é o que precisamos para ganhar maturidade.
A maturidade espiritual não é sobre o que falamos, mas sim o que fazemos, as atitudes que praticamos. Quando nós cristãos, em nossa imaturidade, nos comportamos mal, deixamos para trás um rastro de mau testemunho, tornando nosso cristianismo inacreditável.
Deus não nos abençoa por quem nós fingimos ser, mas nos abençoa por quem nós de fato somos.
Compartilhe em suas redes sociais